O QUE É PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO?

Até o ano de 2006, 90% dos casos de depressão pós-parto(DPP) no mundo não eram detectados segundo o Ministério da Saúde. Na gestação ocorrem intensas transformações biológicas e hormonais, além de impactos psicológicos e sociais que exigem muito da mulher e a torna mais vulnerável a desenvolver um transtorno mental. A DPP é o transtorno psíquico que mais se destaca no puerpério segundo Almeida e Arrais (2016).

O pré-natal é uma das heranças mais importantes que a família pode oferecer ao novo membro. Por meio deste acompanhamento é possível chegar a um diagnóstico precoce e prevenir ou tratar possíveis mazelas que possam prejudicar a mãe ou a criança.

 Um pré-natal psicológico (PNP) não é diferente no que diz respeito à prevenção e tratamento. Por meio dele, é possível identificar os riscos do surgimento de um transtorno psíquico durante a gestação e/ou pós-parto. No período gestacional há uma transitoriedade de papéis que são vivenciados pela mulher, além de outras pessoas envolvidas emocionalmente, como o pai e a família extensa, e pode trazer à tona questões familiares não resolvidas. Vale ressaltar que a gestação nem sempre é desejada e isso intensifica as emoções.

É importante ratificar, que a DPP não se restringe a mãe, estudos realizados pelo Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido apontam que um a cada cinco homens sofrem com depressão pós-parto. Nestes casos, a doença possui maior relação com fatores sociais, como por exemplo, aumento das responsabilidades.

Desta forma o PNP além de prevenir, tem o objetivo de promover saúde, através de acolhimento e estimulação do envolvimento da família como protagonista no processo gestacional. Tudo isto endossa a importância do “PNP como serviço complementar ao pré- natal biológico” (BATISTA e FURQUIM, 2009), quando serão feitas avaliações pertinentes a este ciclo, altamente relevante para uma maternidade saudável.

Diferente dos cursos de gestante que tem enfoque nas informações técnicas sobre o parto, a instituição e cuidados com o bebê. O PNP visa construir uma relação humanizada desde a concepção, até o puerpério, e desta forma, possibilita a reflexão sobre as diferentes fases que a família passa. Trabalham-se questões emocionais, construção de parentalidade e demais interesses dos participantes, tudo isto, balizado pelo pensamento científico psicológico.

Autora: Daiani de L. A. Garcia

Psicóloga CR 06/130774

 

Referencias: Almeida e Arrais. Programa de Prevenção a Depressão pós-parto. Psicologia Ciência e Profissão. 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *